Blog Widget by LinkWithin

2010-08-13

Metafísica da Moda Feminina - Murilo Mendes, recordando-o na passagem dos vinte e cinco anos da sua morte

Moda Feminina

Tudo o que te rodeia e te serve
Aumenta a fascinação e o enigma.
Teu véu se interpõe entre ti e meu corpo,
É a grade do meu cárcere.
Tuas luas macias ao tato
Fazem crescer a nostalgia das mãos
Que não receberam meu anel no altar.
Tua maquilagem
É uma desforra sobre a natureza.
Tuas jóias e teus perfumes
São necessários a ti e à origem do mundo
Como o pão ao faminto.
Eu me enrolo nas tuas peles nos teus boás
Rasgo teu peitilho de seda
Para beijar teus seios brancos
Que alimentam os poemas
Entreabro a túnica fosforescente
Para me abrigar no teu ventre glorioso
Que ampliou o mundo ao lhe dar um homem a mais.
Teus vestidos obedecem a um plano inspirado
Correspondem-se com o céu com o mar as estrelas
Com teus pensamentos teus desejos tuas sensações.
A natureza inteira
É retalhada para ornar teu corpo
Os homens derrubam florestas
Descem até o fundo das minas e dos mares
Movem máquinas teares
Soltam aviões pelos ares
Lutam pela posse da terra matam e roubam pelo teu corpo.
O mundo sai de ti, vem desembocar em ti
E te contempla espantado e apaixonado,
Arco-íris terrestre,
Fonte da nossa angústia e da nossa alegria.

Tudo que faz parte de ti — desde teus sapatos ­
Está unido ao pecado e ao prazer,
À teologia, ao sobrenatural.


(A Poesia em Pânico, 1937)

Murilo Monteiro Mendes (n. em 13 de Maio de 1901 em Juíz de Fora, Minas Gerais — m. em Lisboa a 13 de agosto de 1975)

Ler do mesmo autor, neste blog: Choro do poeta actual


4 comments:








tulipa

disse...

OLÁ FERNANDO

CÁ estou para te informar que daqui a 1h já terei feito o post de agradecimento ao "miminho" que me deste.
O calor afasta-me da net...aliás, o calor faz-me passar mal a todos os níveis e por isso, ando um pouco preguiçosa e mole em relação a tudo o que me rodeia.

Gostei da poesia que escolheste, principalmente desta parte:
..."Tudo que faz parte de ti — desde teus sapatos ­
Está unido ao pecado e ao prazer"...
Huuuummmmmm!!!

Beijos, flores (tulipas) e poesia para o teu fim de semana.





Cáh Morandi

disse...

Olá, obrigada pelo carinho em meu blog! Claro que pode divulgar...

Beijão!





Cáh Morandi

disse...

Olá, obrigada pelo carinho em meu blog! Claro que pode divulgar...

Beijão!





Luma Rosa

disse...

Nooooooooooosa!! Que belo!! Vou levar pra mim, tá?

Bom fim de semana!! Beijus,